Secretário de Saúde será ouvido pela CEE do SVOI

Secretário de Saúde será ouvido pela CEE do SVOI

Por: Assessoria Igor Oliveira - Foto: Aline Pereira

O secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, vai ser ouvido pela Comissão Especial de Estudos que apura a demora na liberação de corpos pelo Serviço de Verificação de Óbitos do Interior, o SVOI, na próxima quinta-feira (05), às 16 horas, na Sala de Comissões da Câmara Municipal.

Esta será a quinta oitiva da Comissão. Antes do secretário participaram o ex-diretor do órgão Marco Aurélio Guimarães, a atual diretora Simone Gusmão, além dos familiares de Francisca Luísa Dutra e Alcides Bueno de Souza Filho.

O secretário será ouvido após a afirmação de que o motivo da demora na liberação dos corpos, na maioria dos casos, é porque os cadáveres são encaminhados à necropsia já com a causa da morte determinada. Outra alegação é a falta da chamada “Guia Amarela”, usada para documentar o óbito.

Durante a audiência, Marco Aurélio afirmou que boa parte dos médicos ainda se sentem muito inseguros ao declarar um óbito, devido a “um emaranhado da legislação”.

Para o presidente da Comissão, vereador Igor Oliveira (MDB), o trabalho da Comissão tem sido essencial.

“Nós conseguimos expor algumas dificuldades apresentadas pelo sistema como um todo. Cito o problema da demora dos boletins de ocorrência, a dificuldade de recursos humanos demonstrada no SVOI, assim como uma possível falha dos médicos na unidade de saúde. Essa será uma ótima oportunidade de questionarmos o secretário sobre esses aspectos e buscarmos uma solução para os problemas apontados”, destacou Igor.

A CEE ainda é composta pelos vereadores Luciano Mega (PDT) e Marinho Sampaio (MDB).